terça-feira, maio 03, 2005

abril é evolução / novembro é isto

Lá em baixo, escrevia o Jorge Silva Melo «delegando. Delegando até nos "melhores" (Sampaio é melhor do que Cavaco, eu até fiquei contente) -- mas resumindo a sua política à delegação»...

Hoje, nem isso.

O cidadão Jorge Sampaio é entarameladamente a favor do sim no referendo sobre a ivg, talvez até nunca lhe tivesse passado pela cabeça, enquanto líder do partido socialista, a negociação de um acordo com o seu colega de sacristia Marcelo Rebelo de Sousa -- como fez o seu sucessor, António de Oliveira Guterres --, mas o presidente da república Jorge Sampaio não teve a mais pequena dúvida, há sete-anos-sete, quando não só não inviabilizou o referendo (o que devia/podia ter feito) como ainda por cima o marcou para... 28 de Junho, domingo de praia.

Como à primeira se engana sempre, o presidente Sampaio lembrou-se agora de que referendos em Julho é chato, que a malta está de férias e não vota. Como é evidente, o presidente Sampaio telefonou para a Nasa a fim de saber como vai estar o tempo daqui a dois meses...

Mas foi este o jogo da democracia estabelecido pel'os poderes que são. Os mesmos que, chumbada a regionalização em referendo, aprovaram via psd um arremedo de divisão administrativa à la carte, e que se preparam via ps para factualizar a regionalização até que não haja nada para referendar, ou ninguém que dela possa discordar.

Os mesmos que, sendo inconstitucional o referendo de tratados e de constituições (até porque a penúltima que tivemos foi plebiscitada com o resultado que se viu), se preparam para exigir a aclamação popular do tratado constitucional europeu. E que achando até hoje que os referendos não podem ser realizados em conjunto com outras eleições, se preparam para garantir a aclamação popular fazendo-a coincidir com as autárquicas ou as presidenciais.

Do senhor Sampaio, ter-se-ia exigido em 1998 que não pactuasse com o acordo de confessionário oliveira-guterres/rebelo-sousa. E em 2005 que não fizesse o mesmo que a coalizão josé-barroso/paulo-portas em 2004... Referendo?! Isso agora não interessa nada.

***

oh que porcaria de post... leiam antes estes:

I'm no Lady

Renas e Veados

Barnabé

e mais não sei.