terça-feira, abril 26, 2005

Ò meu amigo Bruno Carapinha:

Não é mesmo possível abandonares o alto cargo de Presidente da Mesa sem deixar um xixi no cantinho, a marcar a passagem, agora que outros voos se aproxim[ar]am?

Está bem que mudar os estatutos é chato e assim, que ninguém os cumpre (ou será lê?) vai para mais de quinze (?) anos, e tal, mas também não vale a pena insistir nas originalidadezinhas...

Talvez te tenha passado pela cabeça que uma RGA/AGA (outra das tuas inovações de grande alcance) com cinco -- 5 -- tópicos na ordem de trabalhos não era suficiente, e que era mesmo preciso aumentar o interesse à coisa, mas desde quando é que se marcam eleições quando nos apetece com os pés?

Sempre pensei que isso se fazia na assembleia ordinária (aquela que devia ter sido em Janeiro, mas já nem sou esquisito), logo a seguir a serem aprovados (ou não) o relatório e contas do mandato anterior. Suponho que daqui a 12/13 meses sempre se tenha feito assim, e que é mesmo assim que deve ser.

Acredito piamente na nobreza da iniciativa, que se destinará tão-só a impedir que a tua querida associação se encontre na deriva da auto-gestão durante demasiado tempo -- só duvido é que ela alguma vez não esteja nessa situação...

Tens de admitir que vossas mercês fazem o que muito bem vos apetece, naturalmente com a melhor das intenções, como quando em Abril se aprovam relatórios de contas que acabam em Dezembro (sem que haja parecer do Conselho Fiscal, o que é evidentemente um pormenor), para que em Maio, depois das eleições, seja um até-há-pouco-Director agora-Presidente-do-CF a fiscalizar os gastos que fez durante cinco meses.

Na altura até vos dissemos que isso era uma imensa barbaridade, que para todos os efeitos não tinha sido aprovado relatório do mandato e que à luz do Código Civil nenhum de vocês se poderia recandidatar. Já para não falar dos telefonemas em plena RGA ao Presidente-do-CF (não o Luís Sá, esse ainda-era-Director, @ outr@, @ amig@ da Sandra) para que elæ se comprometesse a assinar uma coisa um parecer (um documento-tipo, esclareceste-nos) que versava assim: após análise profunda e detalhada das contas da aeflul...

Isso não aconteceu, obviamente, vocês voltaram todos a ganhar as eleições, ao fim e ao cabo somos todos amigos e vocês é que são os donos da bola, podem amuar e levá-la para casa quando muito bem vos apetecer, e depois @s outr@s menin@s não brincam, e isso não era bom para ninguém.

Estou-me a lembrar por exemplo, para não nos acusarem de sermos reformadorófobos, de quando o camarada Miguel Reis Manda, do alto da cátedra agora por ti ocupada, entendia meter ao bolso todos os requerimentos e moções que @s menin@s com lepra lhe entregavam, porque ele é que tinha uma vasta experiência de assembleias e aquilo não eram documentos sérios e não tinham tipos de letra normais e ele não era capaz de os ler... (Há dias, no congresso do CDS/PP, aprendi que se calhar ele tinha razão e que a mesa não tem de aceitar tudo o que é papel, mas leram-nos à mesma, e por isso acho que quando o camarada Miguel se mudar para o PS deviam mandá-lo aos congressos dos outros partidos, para ele ganhar chá.)

...ou de quando praticamente não nos deixaram concorrer, porque não queríamos ganhar as eleições e não éramos uma lista séria, tínhamos por único objectivo ridicularizar a vossa vetusta instituição.

Mas como não quero lembrar momentos menos bonitos, vou acabar...

Já não tenho aqui uma cópia do Código Civil à mão, por isso pergunta à advogada: pode-se mesmo marcar as eleições sem ser na reunião ordinária em que se aprovam (ou não) o relatório e contas? E se ela disser que sim, pede por favor que te mostre, e que te explique as nuances.


[rga/aga marcada para 27 de Abril de 2005]

INCRÉUS (5):

26/4/05 16:31 / Anonymous Anónimo

Mas porque é que continuam a escrever sobre a FLUL? Há vida para além dessas vestutas paredes...

 
26/4/05 17:55 / Blogger zoto

se precisares que te explique...

 
27/4/05 14:38 / Anonymous Anónimo

sim preciso

 
27/4/05 17:31 / Blogger zoto

não era suposto isto ser o melhor texto sobre o melhor dos assuntos...

era só um contributo.

e sim fui a letras, e sim enervo-me com coisas pequeninas. já deviam saber que sou um chato.

 
28/4/05 01:50 / Anonymous Anónimo

o zoto não é chato...

 

Enviar um comentário

<< Home