domingo, outubro 02, 2005

Casa de Mateus

Senhoras e Senhores,

As duas peças que vão ouvir na segunda parte deste concerto foram escritas por aquele que é, quanto a mim, o maior compositor de todos os tempos.

Foram compostas quando Bach era ainda muito jovem (porque todos nós fomos jovens um dia) [?]: a primeira, a Fantasia em Dó Menor, por volta dos dezassete anos, presume-se; e a segunda quando tinha, digamos, vinte e dois.

A Fantasia é uma peça muito curta e – embora demonstre já o génio do seu autor – não apresenta uma estrutura clara, incorrendo nesta e naquela ideia, sem se deter em nenhuma [?].

Quanto à segunda, o coral «O Gott du frommer Gott» com variações, é uma obra de maior fôlego que, partindo do tema dado (ou seja, o coral luterano com o mesmo título, cuja melodia era de todos conhecida), o desenvolve numa série de surpreendentes e singularíssimas variações [?].

Qualquer uma destas peças, tal como as que ouviram na primeira parte, se destina a ser tocada num instrumento de tecla, como o órgão [aponta para o coro alto], o clavicórdio, ou neste caso um grande cravo, consoante o instrumento que estivesse disponível na ocasião – numa igreja, em capelas como esta, em casa das pessoas... [?]

[...]


INCRÉUS (3):

3/10/05 23:19 / Blogger zoto

Eu devia ter a certeza mais do que absoluta de que (ou se) é assim, mas... tenho quase.

De resto, "por aí", aparece 12.000x instrumentos de tecla para apenas 527x instrumentos de teclas...

 
4/10/05 18:26 / Blogger zoto

Claro que o que eu queria mezmo era que voceses completacem os espassos brancos...

 
5/10/05 02:57 / Blogger zoto

lá isso

 

Enviar um comentário

<< Home